Neste artigo, mostraremos como utilizar a tela de expedição. Acompanhe o passo a passo e descubra como consultar de forma prática.
A partir de qualquer tela do sistema, acesse o Menu Principal, em seguida abra o submenu Pedidos, clique na opção Expedição, conforme exemplo abaixo:
Essa tela relaciona todos os seus pedidos, dividindo cada um nessa mesma ordem com os seguintes status: em Aberto, a Faturar, Faturados, Em separação, Preparando para/ envio, Pronto p/ envio, Enviados, Entregues. Cada pedido irá aparecer com o seu devido status
- Status Aberto: Nesta tela é possível gerar o Pickinglist, alterar o status de forma massiva ou individual, inserir comentários ou até mesmo verificar detalhes do pedido.
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- Para iniciar o processo de expedição, após verificar as informações necessárias selecione o pedido com status Aberto e clique em Opções > Alterar status, conforme ilustrado abaixo:
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- Status Faturar: Observe que o pedido movimentou para o status Faturar, agora é necessário fazer a emissão da nota fiscal. Selecione o pedido novamente, clique em Opções > Nota Fiscal, e se faturado por um ERP já configurado no Ideris selecione a primeira opção Emitir NFs, se faturado pelo marketplace selecione Emitir NFs Faturador, ou se for o caso selecione a opção Emitir NF Manual.
- Status Faturados: Após a emissão da nota fiscal o pedido é atualizado automaticamente para o status Faturados. Selecione o/os pedidos e clique em opções “Enviar Notas Fiscais aos Marketplace” pois assim a etiqueta ficará disponível para impressão. Em seguida clique em alterar status antes disso, se desejar gerencie os pedidos com as demais opções disponíveis:
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- Massivamente ou Individual: Alterar status Em Separação.
- Massivamente ou Individual: Nota Fiscal: Enviar Notas Fiscais aos Marketplace. - evitar passar de 20 pedidos por vez.
- Massivamente ou Individual: Nota Fiscal: Enviar Notas Fiscais e Etiquetas aos Marketplaces - evitar passar de 20 pedidos por vez.
- Massivamente ou Individual: Envio de Etiquetas: Amazon, Mercado Livre ME1, Nuvem Shop, Wish.
- Massivamente: Informar entrega ao Marketplace.
- Massivamente: Solicitar Coleta: Americanas
- Massivamente: Acessar a tela de pedidos pesquisa.
- Individual: Nota Fiscal: Visualizar NF.
- Individual: Informar rastreio e transportadora (quando o Marketplace solicita).
- Individual: Gerar Etiquetas: Correios e Melhor Envios.
- Individual: Ver detalhes do Pedido.
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- Status Em Separação: Nessa etapa é possível gerar o PickList para organização dos pedidos. Selecione o/os pedido e clique em Lista de Separação, logo, irá habilitar uma janela para personalizar conforme sua preferência. Feito isso, basta atualizar o status para seguir as demais etapas do processo.
Se desejar gerencie os pedidos com as demais opções disponíveis:
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- Massivamente ou individual: Poderá imprimir o picking list (Lista de Separação).
- Massivamente ou individual: Alterar Status: Preparando p/ Envio.
- Massivamente ou individual: Nota Fiscal: Enviar Notas Fiscais aos Marketplaces (massivamente ou individual). - evitar passar de 20 pedidos por vez.
- Massivamente ou individual: Nota Fiscal: Enviar Notas Fiscais e Etiquetas aos Marketplaces (massivamente ou individual). - evitar passar de 20 pedidos por vez.
- Massivamente: Envio de Etiquetas: Amazon, Mercado Livre ME1, Nuvem Shop, Wish.
- Massivamente: Acessar a tela de pedidos pesquisa.
- Individual: Nota Fiscal: Visualizar NF.
- Individual: Gerar Etiquetas: Correios e Melhor Envios.
- Individual: Solicitar Coleta: Americanas
- Individual: Ver detalhes do Pedido.
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- Status Preparando p/ envio: essa etapa permite a função de bipagem do pedido. Selecione o pedido e clique na opção “Ir para o painel de checagem”. Logo, você terá a visualização dos pedidos selecionados e dados de cada um.
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- Ao levar o cursor para o campo em aberto, a checagem poderá ser feita pelo SKU ou EAN que estiver cadastrado no código de barras. Nesse momento o produto poderá ser bipado, feito isso a etiqueta será impressa e o pedido será enviado para o próximo status. Caso não utilize essa funcionalidade basta selecionar o pedido, clicar em Opções > Alterar status > Pronto p/ envio
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- Status Pronto p/ envio: nessa etapa também é possível imprimir a etiqueta selecionando o pedido clicando em Opções> Selecionar formato, além de outras opções:
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- Massivamente ou Individual: Envio de pedidos ao painel de checagem - não obrigatório.
- Massivamente ou individual: Alterar status Em separação ou Pronto p/ Envio.
- Massivamente ou individual: Solicitar Coleta Americanas.
- Massivamente ou individual: Acessar a tela de pedidos pesquisa.
- Massivamente: Informar entrega ao Marketplace.
- Individual: Visualizar Nota Fiscal.
- Individual: Ver detalhes do pedido.
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- Status Enviados abrange todos os pedidos que já foram despachados, nesta tela você tem é possível realizar as seguintes ações:
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- Massivamente ou individual: Alterar Status para Entregue.
- Massivamente ou individual: Solicitar Coleta Americanas.
- Massivamente ou individual: Acessar a tela de Pedidos > Pesquisa.
- Massivamente: Informar entrega ao Marketplace.
- Individual: Visualizar Nota Fiscal.
- Individual: Ver detalhes do pedido.
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- Status Entregues abrange todos os pedidos que já foram entregues ao cliente. A Atualização para esse status pode ser automática quando o marketplace avisa o Ideris sobre a entrega ou também de forma manual, seguindo o mesmo passo a passo na atualização dos status anteriores.
Atenção
É importante destacar que após alterado para Entregue a mudança para qualquer outro status é irreversível.
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- Ainda nesse status clicando em opções é possível ter acesso aos detalhes do pedido e também acessar a tela de Pedidos > Pesquisa.
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Se precisar de mais ajuda com este processo, nossa equipe de suporte está pronta para atender você. É só clicar no ícone do whatsapp no canto inferior direito de qualquer página do seu painel Ideris ou abrir um ticket.
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