Neste artigo, mostraremos como realizar o cadastro de clientes, transportadoras e configurações dos parâmetros globais. Acompanhe o passo a passo e descubra como configurar de forma prática.
Cadastro de Clientes
A partir de qualquer tela do sistema, acesse o Menu Principal, em seguida abra o submenu Configuração, clique na opção Configuração, por fim clique em Cadastros Gerais, conforme exemplo abaixo:
Na página Cadastros Gerais, clique na aba Pedido e em seguida Cliente:
Para adicionar um novo cliente clique no botão Adicionar:
Preencha os dados do cliente com Primeiro Nome, Segundo Nome, Apelido, Email, DDD, Telefone, DDD Alternativo, Telefone Alternativo, Tipo Documento (RG, CPF, CNPJ ou Passaporte), Documento:
Preenchidos os campos, clique no botão “Adicionar”.
Pronto, seu cliente será cadastrado e caso queira criar um pedido manual, poderá inserir a informação do cliente cadastrado.
Cadastro de Transportadora
A partir de qualquer tela do sistema, acesse o Menu Principal, em seguida abra o submenu Configuração, clique na opção Configuração, por fim clique em Cadastros Gerais, conforme exemplo abaixo:
Na página Cadastros Gerais, clique na aba Pedido e em seguida Transportadora
:
Para adicionar uma nova transportadora clique no botão Adicionar:
Preencha os dados do cliente com Nome, Cpf/Cnpj, RG/IE, Endereço, Número, Cidade, UF, Cep, Código MEI e Link Rastreio:
Preenchidos os campos, clique no botão “Adicionar”.
Pronto, sua transportadora será cadastrada e caso queira adicioná-la em um pedido, poderá inserir a informação no pedido.
Configuração Parâmetros Globais
A partir de qualquer tela do sistema, acesse o Menu Principal, em seguida abra o submenu Configuração, clique na opção Configuração, por fim clique em Cadastros Gerais, conforme exemplo abaixo:
Na página Cadastros Gerais, clique na aba Pedido e em seguida Parâmetros:
Nessa tela terá diversas opções para que você possa flegar e personalizar sua experiência na plataforma:
- Não tenho código próprio, quero que o Ideris numere meus itens: Selecione essa opção caso não tenha SKU próprio e deseje que o Ideris gere um código automaticamente no momento de cadastrar seu produto.
- Manter selecionada a opção de enviar mensagem ao cliente na tela de mover para separação: Essa funcionalidade garante que, ao mover um pedido para a fase de separação, a opção de enviar uma mensagem automática ao cliente (informando sobre o status do pedido, por exemplo) permaneça marcada.
- Manter selecionada a opção de enviar mensagem ao cliente na tela de mover para expedição: Similar à opção anterior, essa funcionalidade mantém a seleção para enviar uma mensagem ao cliente quando o pedido está sendo movido para a expedição.
- Manter selecionado a opção de enviar mensagem ao cliente na tela de mover para expedido: Aqui, a funcionalidade permite que a opção de notificar o cliente sobre a expedição do seu pedido permaneça ativada.
- Manter selecionado a opção de enviar mensagem ao cliente na tela de alteração de status do pedido: Essa funcionalidade assegura que, ao alterar o status do pedido (como por exemplo, de "pendente" para "concluído"), a opção de enviar uma notificação ao cliente sobre essa mudança permaneça selecionada.
- Manter selecionada a opção de informar entrega Mercado Livre na tela de alteração de status do pedido: Essa funcionalidade mantém a seleção para que, ao alterar o status do pedido, uma notificação específica sobre a entrega via Mercado Livre seja enviada.
- Manter selecionado a opção de informar rastreio e marcar 'Expedição' no Mercado Livre na tela de alteração de status do pedido: Por fim, essa funcionalidade garante que, ao atualizar o status do pedido, a opção para incluir informações de rastreio e marcar o pedido como "Expedido" no Mercado Livre esteja selecionada.
- Zerar estoque dos produtos nos Marketplaces, quando este atingir o estoque mínimo definido: Este parâmetro irá zerar seus estoques de todos os anúncios vinculados ao sku/produto configurado para estoque mínimo.
- Receber e-mail com o resumo diário de estoque mínimo e máximo: Com essa opção marcada, diariamente você receberá a informação. Com os campos de estoque mínimo e máximo preenchidos em seus produtos e a opção habilitada o e-mail será enviado diariamente.
Se precisar de mais ajuda com este processo, nossa equipe de suporte está pronta para atender você. É só clicar no ícone do whatsapp no canto inferior direito de qualquer página do seu painel Ideris ou abrir um ticket.
Conte sempre conosco. Até a próxima!