Neste artigo, iremos explicar como configurar a reserva de estoque na Ideris. Acompanhe o passo a passo e descubra como habilitar a reserva de forma prática.
O que é a Reserva de estoque?
Para ativarmos a reserva de estoque, é importante primeiro compreendermos sua finalidade. A reserva de estoque é essencial para lidar com pedidos realizados via boleto no Ideris. Normalmente, importamos apenas pedidos com o pagamento aprovado. No entanto, o boleto tem um prazo para compensação, e durante esse período pode ocorrer uma quebra no controle de estoque, caso o produto seja vendido para outro cliente.
A funcionalidade de reserva de estoque evita esse problema, garantindo que, ao gerar um pedido por boleto, o estoque seja imediatamente reservado. Se o pagamento for aprovado, a venda é confirmada com o estoque já descontado. Caso o pagamento não ocorra dentro do prazo, o sistema automaticamente devolve o produto ao estoque, mantendo o controle atualizado.
Siga este passo a passo:
- Acesse o menu Configurações, menu Estoque, submenu Reserva de Estoque.
- Verifique se o parâmetro Habilitar reserva de estoque no ideris está marcado. Caso não esteja, clique em marcar.
- Clique em Salvar Configuração.
ATENÇÃO:
Ao habilitar o parâmetro de reserva de estoque, o Ideris buscará seus pedidos gerados sem pagamento aprovado e fará a baixa automática de estoque.
Verificar quais marketplaces estão ativos
Caso tenha dúvidas quanto a utilização do recurso, por favor busque por suporte antes de continuar.
Com a reserva habilitada a funcionalidade é automaticamente ativada no seu painel Ideris.
Regras importantes sobre a reserva de estoque
- O serviço busca pedidos nos marketplaces que o seller utiliza. Exceções: não busca pedidos Olist;
- A partir da data que o painel Ideris foi criado, a "Reserva de estoque" irá trazer os pedidos não aprovados e baixar o respectivo estoque. Todos os pedidos ficarão listados na tela de reserva de estoque;
- Ao ser aprovado, o pedido será inserido normalmente na tela de pedido, porém o ajuste de estoque não será realizado, pois já foi ajustado utilizando o recurso "Reserva de estoque";
- Shopee aceitamos Pix e Boleto.
Você pode também cancelar uma reserva específica, fazendo com que o estoque seja devolvido ao Ideris e consequentemente aos marketplaces que o produto está linkado.
Status na tela de reserva de estoque
O status “pendente” indica que o pagamento ainda não foi efetivado e você pode cancelar clicando em Opções> Cancelar, a fim de que a unidade reservada retorne ao estoque. Fazendo isso o status do pedido irá atualizar para “Cancelado manualmente”. E para os pedidos onde o pagamento foi efetuado o status permanecerá como “Processados”.
- A reserva sendo cancelada a unidade retorna ao fluxo de venda (essa ação deve ser feita manualmente pois o Ideris não cancela automaticamente)
- Se efetivada o pedido é integrado na tela de Expedição e Pedido> Pesquisa, e a unidade já deduzida no inventário é mantida.
Atenção
A seguir, está a lista de marketplaces que suportam a funcionalidade de reserva de estoque e que podem ser utilizados na Ideris. É importante destacar que marketplaces que não estão nesta lista não terão o controle de estoque por meio da funcionalidade de reserva.
- Mercado Livre;
- DLoja Virtual;
- NuvemShop;
- Loja Integrada;
- Carrefour;
- Magazine Luiza;
- Amazon;
- Shopee;
- Casas Bahia Marketplace;
- B2W;
- MadeiraMadeira;
Se precisar de mais ajuda com este processo, nossa equipe de suporte está pronta para atender você. É só clicar no ícone do whatsapp no canto inferior direito de qualquer página do seu painel Ideris ou abrir um ticket.
Conte sempre conosco. Até a próxima!