Olá!
O objetivo deste guia é mostrar como funciona o novo fluxo de anunciar (NFA) do Ideris.
O que é o NFA?
O NFA foi projetado para atender à demanda de criação de anúncios, utilizando o mapeamento de categorias do próprio canal para criar anúncios de forma simples e intuitiva. Esta funcionalidade promete melhorar significativamente a forma como você anuncia e aumentar a eficiência ao usar o Ideris.
Existem dois caminhos para anunciar: utilizando um modelo de anúncio ou um SKU.
1. Anunciando utilizando um modelo de anúncio
1.1 - Acessando o novo fluxo de anunciar a partir de um modelo de anúncio
- Tela "Modelo de anúncio" > "Pesquisa": No modelo de anúncio em questão, clique em "Criar novo anúncio" (clique aqui) e selecione o canal. Isso trará as informações preenchidas no modelo de anúncio.
Essa modalidade irá trazer as informações preenchidas na experiência de anunciar do modelo de anúncio.
1.2 - Menu "Anúncio" > "Criar novo anúncio" (clique aqui): Selecione o canal e o modelo de anúncio (SKU) para servir como base da criação.
2 - Selecione o canal onde deseja realizar o anúncio
- Selecione o marketplace.
3 - Escolha as contas para criação do anúncio
- Selecione a(s) conta(s) anunciantes.
4 - Selecione os itens do estoque para anunciar
- Se a ação foi criada a partir do modelo de anúncio (passo 1.1), ele virá automaticamente selecionado. Caso contrário, a partir da criação de um novo anúncio (passo 1.2) será necessário selecionar o modelo na tela de “Pesquisa”.
Após a seleção, automaticamente o novo fluxo será aberto iniciando então os passos para anunciar.
Para te auxiliar, temos o passo a passo em GIF abaixo, para visualizar:
5 - Escolha a categoria do produto do seu anúncio
- O passo seguinte é referente a categorização do modelo de anúncio ao marketplace. Diferente do fluxo anterior de anúncio, o NFA realiza o mapeamento de categoria diretamente do canal. Exemplo:
6 - Preencha a ficha técnica geral do seu produto
A próxima etapa tem ligação com a anterior. A depender da categoria escolhida (que muda para cada marketplace), os atributos serão trazidos do próprio canal.
Aqui um recado importante: uma vez criado um anúncio a partir do modelo de anúncio, essas configurações serão salvas para que na próxima criação utilizando o mesmo marketplace o processo seja acelerado.
Na etapa de preenchimento de ficha técnica geral do seu produto, existem 2 tipos de preenchimento de atributos: os obrigatórios e as outras informações.
6.1 - Preenchimento obrigatório
Como o nome sugere, esses são atributos obrigatórios que o próprio canal exige. Esses atributos variam de acordo com o canal e categoria escolhida. As opções de escolha (seleção) também são as que o próprio marketplace disponibiliza como opção.
Exemplo:
No exemplo acima, as marcas dispostas são as que o próprio marketplace fornece. Já as medidas que contam para o envio do anúncio são as medidas “embaladas”.
Caso as medidas sejam preenchidas no modelo de anúncio, automaticamente puxamos para o NFA. As demais informações são complementares ao anúncio.
7 - Preencha os atributos das variações escolhidas
Nessa etapa é necessário vincular as imagens e outros atributos.
7.1 - Etapas Obrigatórias
Nessa parte da tela é exibida a quantidade de imagens e das etapas obrigatórias para avançar. No caso acima, existem 3 etapas obrigatórias, sendo as 3 já preenchidas para ambas as variações de teste. Cada linha representa uma variação
7.2 - Atributos principais
Na parte dos “Atributos principais”, são os atributos que o marketplace exige para cada variação. No caso acima, inseri atributos teste (personalizados) para exemplificar. Dependendo do canal e a categoria selecionada, é possível ou não utilizar atributos personalizados.
7.3 - Imagens
Na aba “Imagens”, é possível adicionar ou remover imagens.
Observação importante: assim como em todos os passos do NFA, caso tenha preenchido as informações nas variações do modelo de anúncio, ele poderá puxar para o fluxo de anunciar.
8 - Preencha o descritivo do anúncio
Nesse passo, é possível editar o título, descrição e os preços envolvidos no anúncio. São eles:
- Preço de custo: preço de custo do anúncio, esse campo é obrigatório pois auxilia posteriormente a criar novos relatórios financeiros via Ideris.
- Preço de venda: preço de venda do anúncio (preço “de”) caso não tenha preço promocional cadastrado (ou marketplace não aceita).
- Preço promocional: preço de promoção (preço “por) que é aceito por alguns marketplaces. Caso seja aceito e preenchido, é obrigatório informar a data ao qual a promoção ficará ativa (data inicial e final).
Todos os campos são obrigatórios. A depender do marketplace haverá também o campo de preço promocional.
9 - Defina as imagens principais do seu anúncio
Nessa etapa, você deverá selecionar as imagens que serão exibidas no seu marketplace. À esquerda, encontram-se as imagens somadas das cadastradas nas variações do modelo de anúncio. À direita, estão as imagens que de fato irão aparecer no anúncio, sendo a principal a primeira, da esquerda para a direita, nessa ordem. Para adicionar uma nova imagem, basta arrastar da esquerda para a direita ou clicar em “Clique para adicionar novas imagens”.
10 - Etapa de preenchimento de atributos que variam a cada categoria/marketplace
Essa etapa é a que mais difere. Dependendo do marketplace/categoria selecionada, a etapa 10 terá informações diferentes. Algumas opções incluem:
- 10.1. Definir modalidades do anúncio: Para a Shopee, por exemplo, ou outros canais, é possível exibir uma tela para preenchimento da forma de envio, dias para expedição, disponibilidade em estoque, etc. Basta seguir o preenchimento dos campos e avançar.
- 10.2. Seleção da data do preço promocional: Pode ser exibida a tela para seleção da data do preço promocional.
- 10.3. Preenchimento de garantia ou código da Anatel: É possível que sejam exibidas opções para preenchimento de garantia ou código da Anatel. Essas são exigências dos marketplaces.
Caso tenha alguma dúvida ou situação a relatar, procure nossa equipe para auxílio.
11 - Este é o resumo do anúncio que será listado no “canal selecionado”
Essa tela é uma conferência de todas as etapas preenchidas. Aqui é interessante conferir se todas as etapas do anúncio foram preenchidas corretamente.
12 - Quase lá
Nessa etapa, o anúncio será enviado pelo Ideris para o marketplace.
Clicando em “Ver solicitações” você será direcionado para a tela de solicitações de anúncio (clique aqui). Ali é possível acompanhar o andamento do cadastro do anúncio recém-criado no marketplace.
Para saber mais sobre os passos da tela de solicitação de anúncio, você pode acessar o instrutivo: Como verificar os erros Novo Ideris.
2. Anunciando utilizando SKU
1. Acessar "Anúncio" > "Criar novo anúncio".
2. Selecione o Canal.
3. Escolha a(s) conta(s).
4. Modalidade de anúncio:
- Selecione "Anunciar um item do meu estoque".
5. Selecione os itens do estoque para anunciar:
Nesta etapa é necessário a seleção do item para criação do anúncio. Pesquise seu SKU pelo código ou descrição, passe o mouse por cima e clique no ícone “+” para selecioná-lo.
6. Escolha a categoria do produto do seu anúncio
Com o SKU selecionado, é necessário categorizá-lo de acordo com o produto selecionado. Essa categoria é puxada diretamente do marketplace selecionado no passo 2.
Mais informações estão no passo 5 via modelo de anúncio.
7. Preencha a ficha técnica geral do seu produto
Nessa etapa, é necessário preenchimento da ficha técnica e outros atributos necessários do seu SKU. Os campos de preenchimento obrigatório, como o nome sugere, são necessários para avançar no processo. Já sobre “Outras informações”, são campos opcionais que podem ou não ser preenchidos.
Os campos que aparecem para preenchimento foram trazidos do próprio marketplace de acordo com a categoria selecionada.
Mais informações estão no passo 6 via modelo de anúncio.
8. Preencha os atributos das variações escolhidas
Esse passo é necessário para preenchimento de atributos do produto ou suas variações. Bem como adicionar imagens. Também varia de acordo com marketplace/categoria selecionada.
Mais informações estão no passo 7 via modelo de anúncio.
9. Preencha o descritivo do anúncio
Nesse passo, é possível editar o título, descrição e os preços envolvidos no anúncio. São eles:
- Preço de custo: preço de custo do anúncio, esse campo é obrigatório pois auxilia posteriormente a criar novos relatórios financeiros via Ideris.
- Preço de venda: preço de venda do anúncio (preço “de”) caso não tenha preço promocional cadastrado (ou marketplace não aceita).
- Preço promocional: preço de promoção (preço “por) que é aceito por alguns marketplaces. Caso seja aceito e preenchido, é obrigatório informar a data ao qual a promoção ficará ativa (data inicial e final).
10. Defina as imagens principais do seu anúncio
Nessa etapa, você deverá selecionar as imagens que irão ser exibidas no seu marketplace. À esquerda encontram-se as imagens somadas das cadastradas nas variações do SKU. À direita as imagens que de fato irão aparecer no anúncio. Sendo a principal primeira e da esquerda para direita nessa ordem. Para adicionar uma nova imagem basta arrastar da esquerda para direita ou clicar em “Clique para adicionar novas imagens”.
11. Etapa de preenchimento de atributos que variam a cada categoria/marketplace
Essa etapa é a que mais difere. Dependendo do marketplace/categoria selecionada, a etapa 10 terá informações diferentes. Algumas opções incluem:
- 11.1. Definir modalidades do anúncio: Para a Shopee, por exemplo, ou outros canais, é possível exibir uma tela para preenchimento da forma de envio, dias para expedição, disponibilidade em estoque, etc. Basta seguir o preenchimento dos campos e avançar.
- 11.2. Seleção da data do preço promocional: Pode ser exibida a tela para seleção da data do preço promocional.
- 11.3. Preenchimento de garantia ou código da Anatel: É possível que sejam exibidas opções para preenchimento de garantia ou código da Anatel. Essas são exigências dos marketplaces.
Caso tenha alguma dúvida ou situação a relatar, procure nossa equipe para auxílio.
12. Este é o resumo do anúncio que será listado no Shopee
Essa tela é uma conferência de todas as etapas preenchidas. Aqui é interessante conferir se todas as etapas do anúncio foram preenchidas corretamente.
13. Quase lá
Nessa etapa, o anúncio será enviado pelo Ideris para o marketplace.
Clicando em “Ver solicitações” você será direcionado para a tela de solicitações de anúncio (clique aqui). Ali é possível acompanhar o andamento do cadastro do anúncio recém-criado no marketplace.
Para saber mais sobre os passos da tela de solicitação de anúncio, você pode acessar o instrutivo: Como Verificar os erros do Novo Ideris.
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando no lado esquerdo do seu painel, na opção "Abrir Ticket."