Neste artigo mostraremos como funciona o novo fluxo de criação de anúncios do Mercado Livre, em que no primeiro momento há uma tentativa de conexão a um anúncio Catálogo ML e caso não haja sucesso, aí sim é possível avançar para o método de criação tradicional.
Vamos ver!?
Navegue até a barra de menus na lateral esquerda da tela até a opção Anúncio e em seguida clique em Criar novo anúncio:
Já na tela de fluxo de criação de anúncios, selecione o canal de vendas clicando sobre a logo do mesmo e em seguida clique no botão Avançar:
No próximo passo selecione o método de envio que deseja aplicar aos anúncios que serão criados, escolhas as contas de destino e também o canal a que este anúncio se aplica, então finalize esta etapa clicando em Avançar:
Em seguida escolha como você quer anunciar:
Após isso, vamos a escolha dos SKUs que irão compor o anúncio, é possível selecionar um ou mais SKUs neste momento. Lembrando que, ao clicar em apenas um SKU você está indicando a criação de um anúncio SIMPLES e selecionando mais de um SKU a Ideris entende que você está criando um anúncio com VARIAÇÃO.
Neste próximo passo é que começam as mudanças propostas por este novo fluxo.
Neste momento, o sistema irá até o Mercado Livre e tentará localizar algum anúncio Catálogo existente no canal que sejam similares aos SKUs informados.
Buscamos primeiramente pelo EAN do SKU e caso não encontremos correspondência, fazemos uma nova tentativa usando o Título do SKU como ferramenta de busca. Feitas as pesquisas, trazemos sugestões em tela para que você possa escolher a que mais se assemelha ou que corresponde exatamente ao seu produto.
Você poderá encontrar três formatos:
- Correspondência exata: Geralmente quando o EAN bate totalmente com um EAN de um anúncio Catálogo.
- Correspondência parcial: Quando devolvemos em tela alternativas que correspondam ao título do SKU.
- Não correspondência: Não foi possível encontrar nenhum anúncio Catálogo no Mercado Livre.
Apresentadas as opções, basta escolher qual o tipo de criação que deseja aplicar.
Para criação de um anúncio Catálogo, basta selecionar a correspondência desejada e clicar em Avançar.
Mas caso queira seguir para a criação de anúncio tradicional, clique no botão cinza Criar novo anúncio tradicional:
A próxima etapa do fluxo de criação também é nova e trata-se de uma ferramenta de predição de categoria. Através do título do primeiro SKU selecionado na etapa de escolha dos mesmos, fazemos um busca no Mercado Livre e trazemos até 3 opções de categoria para você escolher.
Caso as opções sugeridas reflitam a realidade, basta selecionar uma delas e clicar em Avançar para seguir para as próximas etapas da criação:
Também é possível alterar o texto do campo do título do anúncio e buscar novas opções de categoria usando este recurso:
Ou ainda se preferir, basta clicar no botão Ver outras opções para seguir para a seleção de árvore de categoria tradicional:
Para não tornar este artigo tão extensão mostremos apenas estes pontos de mudança do fluxo de anunciar.
Após o último passo mostrado a cima, tudo seguirá os preenchimentos padrão do sistema até a validação dos dados informados e a criação do anúncios propriamente dito.
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de entrar em contato com nosso time de atendimento, clicando no ícone disponível no canto inferior esquerdo em qualquer tela do sistema.
Até a próxima!