Neste artigo, iremos explicar sobre as principais mudanças do controle de estoque para a nova versão V3 Ideris.
A partir desta nova versão da API muitas coisas mudaram (e ainda mudarão), como foi possível identificar em todos os processos até aqui.
O módulo de controle de estoque é um dos mais importantes dessa “nova versão” do Ideris. Todo o processo de controle de estoque passou por uma grande reformulação: tudo o que era entendido como CONTROLE DE ESTOQUE V1 ou CONTROLE DE ESTOQUE V3 deixará de existir para a utilização do termo MODELO DE ANÚNCIO.
Como o nome já diz, o modelo de anúncio é uma prévia do anúncio que será criado. O objetivo dessa funcionalidade é a de oferecer ao usuário a opção de cadastrar o que quiser dentro da nossa plataforma e, ao mesmo tempo, mapear atributos e seus valores obrigatórios nos marketplaces de uma forma única e direta (trataremos melhor desse assunto ao falar sobre categoria, atributos e valor de atributo)
Sobre a criação de SKU:
O SKU pode ser criado em dois tipos: Simples ou Composto.
Quando Simples:
Produto que não possui características para que o comprador selecione, ou seja, trata-se de um item sem variações.
Quando Composto:
Popularmente conhecido como kit, é um registro composto por vários produtos diferentes ou até mesmo kits do mesmo produto. Lembrando que a criação de um SKU composto depende diretamente da criação de um SKU simples. Portanto, é um produto que, após a venda, receberá o pedido em formato de kit, mas para a “baixa de estoque” será direcionado para ajuste de estoque para Produtos Simples, os quais fazem parte da composição.
Agora que falamos sobre o modelo de anúncio e SKU, o próximo passo é detalhar o processo de categoria, atributo e valor de atributo. Por se tratar de um processo de criação de categorias, cadastro de atributos e mapeamento de atributos, o ideal é que o processo de cadastro dessas informações seja feito antes dos processos citados. Dessa forma, quando chegar no ponto de cadastrar o modelo de anúncio e o SKU propriamente dito, o usuário já terá todas as informações cadastradas em sua base de dados. Será de suma importância criar a árvore de categoria e, no último nó dessa categoria, informar as características e os possíveis valores da característica dessa categoria (bem similar ao que os marketplaces disponibilizam). Nesse cadastro, o usuário poderá adicionar qualquer informação que quiser e em quaisquer desses registros. Porém, uma observação: deverão ser dados reais dos produtos condizentes com tal categoria. Uma vez que a categoria, os atributos e os valores estejam cadastrados, é possível mapear as características por marketplace, ou seja, fazer um de/para dos registros cadastrados com as informações que buscamos em cada canal. Por fim, temos os anúncios que são o registro do produto criado no marketplace e que, através dele, serão realizados os pedidos dos consumidores. Os atributos e valores de atributos podem ser enviados da forma que foram cadastrados ou através de um mapeamento realizado por um canal.
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando no lado esquerdo do seu painel, na opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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