Neste artigo, abordaremos um tema que possivelmente você se quer sabia existir, mas que está totalmente ligado à sua rotina diária de vendas e sua interação com os canais que escolheu trabalhar.
Falaremos sobre Throttling Restring, requisições em API e tudo mais...
Vamos nessa?!
Tá?! Por que preciso saber disso se eu não sou programador e tenho um sistema que faz isso por mim?
É faz sentido, mas é importante você saber um pouco sobre Throttling, para entender as limitações de serviços oferecidos e até onde a responsabilidade é do Ideris ou de um terceiro.
O que é Throttling?
Para não entrar em termos técnicos de programação (caso queira algo mais aprofundado, CLIQUE AQUI), vamos nos prender a tradução literal da palavra e contextualizá-la em nosso dia a dia de vendas e integrador.
A palavra Throttling significa suprimir, limitar, "diminuir a potência de", ou seja, um Throttling é algo que limita o acesso a algo ou alguém.
Realizando uma busca rápida no Google, você encontrará várias categorias de Throttling, como Thermal Throttling, Power Limit Throttling e por aí vai, mas o Throttling que se aplica à nossa realidade é o de Requisições.
O Ideris é um integrador, que por sua vez conecta vários sistemas, estas conexões acontecem via API (saiba mais sobre API, CLICANDO AQUI), sendo "portas" de acesso a estes sistemas, estes acessos ao sistema acontecem através de Requisições, pedidos de acesso a estas "portas".
Então, todas às vezes que você executa uma ação dentro do Ideris, nós pegamos este "pacote de informações", vamos até à porta (API), apertamos a campainha (Requisição), entramos na casa (Sistema Parceiros, Marketplaces e etc), efetuamos o serviço e retornamos com o recibo (Notificação do canal ao Ideris).
Esta contextualização é para você entender de forma simples, como funciona a relação entre seu integrador (Ideris) e seus canais de venda, ERPs e outros sistemas integrados.
Agora, usando o exemplo acima, pense neste processo multiplicado 1.000 vezes, ou até 100.000 vezes por minutos, de vários clientes em simultâneo, todos em um único funil de conexão. É fato que essa estrutura irá entrar em colapso, não conseguindo processar todas as requisições enviadas.
Os DEVs (Desenvolvedores ou programadores) usam o termo "fritar". "Vamos "fritar" o servidor dos caras...", ou seja, o volume de requisições pode ser tão alto que simplesmente derrubaria o Servidor daquele sistema. Para que isso não ocorra, estas empresas colocam um Throttling Restring, ou um Limite de Requisições, e assim, o software que está recebendo os serviços, conseguirá processar todas as solicitações sem "fritar" seu servidor e com garantias de que tudo que foi solicitado será executado corretamente.
Então, isso é um Throttling e basicamente como ele funciona.
Onde o Throttling interfere no meu dia a dia?
Legal, entendi o que é um Throttling, mas o que isso tem a ver comigo e com a minha integração?
Tudo! Sendo o Ideris um sistema totalmente baseado em APIs, Requisições e a conexão destas informações com sistemas integrados. Todos os Throttling, de todos os sistemas que integramos, interferem diretamente em cada ação executada dentro do Ideris e devem refletir no canal de venda ou sistema integrado.
Além disso, o fato de enviarmos a requisição, não garante que ela será processada pelo sistema parceiro imediatamente. Ela pode ficar "parada" em um Throttling e demorar mais do que o "normal" para ser aplicada.
O "normal" está entre aspas, porque o que pode-se considerar normal é bastante relativo e está ligado a vários fatores secundários. Como tecnologia do parceiro, capacidade de seus servidores, estrutura de APIs, número e categorias de Throttlings entre outros.
Considerados estes pontos, sabemos que muitos destes Throttlings geram questões corriqueiras atribuídas ao Ideris.
Vejamos alguns exemplos:
"Ah, mas eu alterei o preço aqui no Ideris e não refletiu no XXXX..."
"É, vendeu no canal XXXX e não deu baixa no anúncio do canal XXXX..."
"Mas o vendedor me falou que era em tempo real..."
"Eu criei no Ideris e até agora não apareceu lá no XXXX...."
Poderíamos elaborar uma lista enorme de frases desta natureza que escutamos frequentemente. Mas queremos que saibam que entendemos, concordamos e nos preocupamos profundamente com essas questões. 100%, é isso mesmo, 100% das queixas que temos são avaliadas, consideradas, discutidas e quando estão ao nosso alcance, solucionadas.
Então, o objetivo deste artigo não é justificar problemas, mas sim, abertamente, expor a você usuário do Ideris as dificuldades existentes em se trabalhar com integração e somos sujeitos às regras estabelecidas por nossos parceiros.
Por isso, decidimos que a melhor forma de resolvermos essa questão, era compartilhar com você, usuário, nossa dificuldade, tentar explicar de forma simples e direta este impasse. Além de reforçar que trabalhamos diária e incansavelmente para construirmos tecnologias, estruturas de linguagens, engenharias de softwares que possam trabalhar sempre da forma otimizada, considerando os Throttling existentes em nossos parceiros.
⚠️VOCÊ QUER SABER QUAIS SÃO AS MÉTRICAS DE THROTTLING DE NOSSAS INTEGRAÇÕES, CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando na lateral superior direita, no símbolo/ foto do seu usuário, escolhendo a opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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