Um dos fundamentos mais atraentes do Ideris é a qualidade com que fazemos o gerenciamento de estoque integrado em multi contas e multi canais. O sistema foi idealizado para ser competente neste quesito, para entregar aos seus usuários a tranquilidade de conseguir atuar em vários canais de vendas, com quantas contas desejar, tudo isso controladamente, segura e otimizada.
Estes valores entregues, permeiam a lógica de estrutura de gerenciamento de estoque. Ela é fundamentada em um cadastro central de produto que, possuindo os anúncios dos canais de vendas associados a ele, conecta o estoque de todos os anúncios vinculados ao produto.
Quando acontece uma venda, os pedidos oriundos destes anúncios, deduzem as quantidades vendidas em cada pedido do estoque do Produto Ideris, que replica essa atualização de estoque a todos os anúncios vinculados a este produto, ajustando seus estoques e atualizando esta informação em todos os canais de vendas simultaneamente.
A imagem abaixo ilustra melhor essa mecânica esplanada anteriormente:
Esta lógica é simples e atende praticamente 100% das operações de vendas on-line, porém, o ecossistema do e-commerce é amplo e diversificado, fazendo com que nos deparássemos com desafios que não se encaixavam a esta lógica tão eficaz que desenvolvemos.
Desse desafio, nasceu a versão dois de gerenciamento de estoque do Ideris, que nomeamos carinhosamente de V2.
Ela se aplica a operações com uma complexidade específica, conforme mapeamos abaixo:
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Criar Kits de produtos que obrigatoriamente necessitem usar variações em seus anúncios;
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Criar Kits de produtos com variações em seus anúncios por questões de estratégias comerciais;
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Desejam utilizar seus SKUs em composições diversas em simultâneo, como anúncios em kits, com variações e simples ao mesmo tempo;
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Possuem mais de um anúncio com variação em vários buybox e necessitam gerenciar o estoque dos mesmos integradamente.
Diferente do sistema de gerenciamento de estoque fundamental do Ideris (nomeada de "V1"), a V2 não centraliza o controle de estoque no Produto, mas sim no SKU. Isso tira do Produto Ideris, a responsabilidade de controle de estoque, tornando-o apenas uma ferramenta para criação de anúncios nos canais de vendas através do Ideris. Já para o controle de estoque, é necessário cadastrar o SKU no Ideris, para que este por meio do seu código, inserido no anúncio, controle as movimentações geradas pelos pedidos e replique esta informação aos anúncios que possuem seu código inserido em sua composição, de alguma forma.
Ou seja, na V2 a função de avaliar os pedidos oriundos nos anúncios, verificar a posição do estoque com entrada desta venda, atualizar esta informação de quantidade e replicar essas informações aos anúncios vinculados, não é do Produto e sim do SKU.
Tá! Mas, porque o método da V2 é mais "flexível" do que a V1? Por que consigo elaborar Kits com variação? Por que consigo usar o mesmo SKU em um anúncio simples, como uma variação de anúncios com esta propriedade e, ao mesmo tempo em um anúncio de um kit?
Simplesmente, porque o SKU tem um único objetivo, controlar o estoque. No método de controle de estoque da V1, o Produto controla o estoque, porém, possui outras funções e regras ligadas a ele, como edições massivas de anúncios, propriedades do produto, locações, informações logísticas, imagens, ficha técnica, etc.
Por tanto, todas essas subfunções impossibilitam o uso do Produto como bem entendemos, o que não acontece com o SKU que tem apenas as funções de controlar estoque e nada mais.
O acima citado, também explica o fato de ser necessário possuir "dois cadastros" para atuar na V2, o de SKU que controlará o estoque e o de Produto que será a base para criação de anúncios a partir do Ideris nos canais de venda.
O conceito de V2 e V1 é um tanto complexo, por este motivo, antes da aquisição de um painel neste formato, é muito importante conhecer a ferramenta no detalhe. Temos apresentações específicas com especialistas, que terão total capacidade de avaliar sua operação e direcionar assertivamente, qual método de gerenciamento de estoque é o mais adequado para sua empresa.
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando na lateral superior direita, no símbolo/ foto do seu usuário, escolhendo a opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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