Neste artigo veremos algumas boas praticas ao cadastrar um produto Ideris e como devemos preecher os campos no decorrer do processo.
⚠️TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE ARTIGO FORAM RETIRADAS DO WEBINAR "CADASTRO DE PRODUTO IDERIS" CASO DESEJA ASSISTIR O CONTEÚDO POR COMPLETO BASTA ACESSÁ-LO CLICANDO AQUI.
1 - CADASTRO INDIVIDUAL SIMPLES
TÍTULO:
Uma boa composição de título inclui:
Nome do produto + marca + Cor/Material/Atributos em geral
Caso tenha variações, colocar atributos nos campos específicos, como tamanho, cor, voltagem, sabor, etc.
Opcionais: quantidade por embalagem. ex.: caixa com 50 clips de papel. Metros, cm, kg, quando o seller vende por tamanho.
Dicas:
No título, colocar tudo que na imagem não revela, e que é um ponto decisivo de compra.
Tudo que existe um campo específico para preenchimento, optar por não colocar no título. Ex.: Condição do item: Novo, usado.
Revise para garantir que não tenha erros de ortografia, não use sinais de pontuação nem símbolos.
Analisar a concorrência, nada se cria, tudo se cópia.
Palavras proibidas: Muitos marketplaces não aceitam palavras como: nova, usado, grátis, frete, garantia, etc. Portanto no cadastro do produto, evite essas palavras. Assim você utilizará o máximo possível deste cadastro na criação dos anúncios, sem precisar realizar muitas alterações. Esta mesma regra se aplica para a descrição do produto.
Ex.:Tênis VANS Old Skool Unisex Preto Algodão e Couro n36
CATEGORIA MERCADO LIVRE:
Prever categoria: Prevê a categoria automaticamente a partir do título.
Alterar categoria: Abre a árvore de categoria do Mercado Livre para seleção manual.
Este campo determina o que aparecerá e será obrigatório na ficha técnica.
SKU PRINCIPAL:
SKU: Stock Keeping Unit, em português Unidade de Manutenção de Estoque, é a ligação entre o produto e os anúncios para o controle de estoque e também o código de identificação.
Dica: Não utilizar caracteres especiais: Ex.: Ponto, virgula, arroba, asterisco, espaço, underline, etc. Manter apenas números e letras, independente se for maiúscula ou minúscula.
Ex.: 36TEOSUNP
DESCRIÇÃO:
Aqui você deve colocar tudo que deseja detalhar sobre as características técnicas/físicas do produto, e também o texto narrativo, que traz descrições da persona/público alvo.
Lembre-se que título e descrição, são os dois principais pontos para palavras chaves nos programas de busca, então sempre se atente para incluir o máximo possível de informações relevantes.
Ex.:Linha: Tênis Vans Old Skool
Material: Algodão e couro
Versão: Cano baixo
Solado: Antiderrapante vulcanizado em formato waffle.
Forma: Normal (Sugerimos comprar o número HABITUAL)
Detalhes: O tradicional Old Skool , confeccionado em tecido de algodão canvas tipo lona e com sobreposições de couro na biqueira e calcanhar possui um design clássico e casual. As tradicionais Sidestripes aparecem aplicadas nas laterais do tênis. O solado Waffle é de borracha vulcanizada com função antiderrapante, proporcionando maior segurança na hora de dar aquela manobra de skate.
Atenção: A quantidade de passadores (ilhoses) pode variar conforme o tamanho do produto. As cores do produto podem sofrer alterações conforme a calibragem de cada monitor
Gênero: Unissex
Garantia: Contra defeito de fabricação.
VALOR CUSTO
Como o nome diz, é o valor utilizado para produzir ou obter o produto. Ele não interfere no valor de venda;
Além da sua função de cadastro ele pode ser utilizado na calculadora de preços e também no relatório de resumo financeiro;
Ex.: 100,00
VALOR BASE
Valor de venda do produto.
Nesse campo não recomendamos incluir as taxas dos marketplaces. Apenas o valor necessário para vender.
Ex.: 250,00
ESTOQUE
Sempre utilize este campo, números inteiros, sem vírgulas.
Colocar o estoque real do produto.
FOTOS
Quantidade mínima de fotos é uma. Sem limite para a quantidade máxima, isso dentro do Ideris. Porém, cada marketplace tem uma regra, e pode ser que altere entre eles.
Dica: Opte sempre por imagens quadradas, com fundo branco ou ambientado, sem marca d'água, e com boa definição. Recomendamos que a imagem tenha 1000x1000 pixels.
Certifique-se que a foto mostra bem o produto e seus detalhes, já que a foto pode ser um fator decisivo no momento da compra.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
* Observação: Todos os campos que são selecionáveis nesta tela, precisam de um cadastro prévio. O caminho para ele, é: Menu, configurações, cadastro.
Categoria / Subcategoria e marca: Serve para organização interna, e também para criação de anúncios para os marketplaces. Este campo não é obrigatório, porém caso você não o efetue, ficará automaticamente como geral.
Departamento, área e locação: Estas informações ajudarão o seu time de expedição, quando a área de estoque é grande.
Ex.: Este tênis está saindo do departamento de calçados, da área B e locação 01. Este campo não é obrigatório, porém caso você não o faça, ficará automaticamente como geral.
EAN: Significa European Article Number ou Numeração Européia de Artigos em português, é o código de barras. Composto por uma sequência de números de 13 dígitos. Ele é uma ferramenta fundamental para assegurar a legitimidade do produto ao consumidor e para facilitar seu rastreio e localização.
Dica: Alguns marketplaces utiliza o EAN para realizar buybox, e a tendência é que ele se torne um critério obrigatório.
Modelo: É o modelo do produto.
Ex.: Tênis cano baixo preto.
Mensagem de garantia: Informação sobre a garantia oferecida ao cliente. Ex.: 90 dias, com garantia da fábrica.
* Este campo é para cadastro interno, cada marketplace oferecerá novamente este campo na criação dos anúncios.
ID, vídeo youtube: É um campo para preenchimento de vídeos postados no youtube sobre o produto.
Dimensões: Primeira linha: Produto sem embalar, sempre em centímetros.
Ex.: 17 largura - 30 comprimento -10 altura
Segunda linha: Produto embalado, sempre em metros.
Ex.: 0,17 largura / 0,30 comprimento / 0,10 altura
É utilizado no momento da criação dos anúncios para os marketplaces, e interfere no cálculo de frete. É um campo muito importante.
NCM: Nomenclatura Comum Mercosul, código que identifica a natureza dos produtos, é um sistema ordenado que determina um código numérico para determinado produto, fazendo a categorização das mercadorias pelo Brasil. É um código importante nas emissões de nota fiscal, portanto deve ser preenchido com atenção. Este campo preenchido, auxilia também no processo de emissão de nota fiscal.
Origem do produto: É de fato a origem do produto. O ideris traz cadastrado 9 origens que podem ser utilizadas. Caso não encontre a sua, você pode cadastrá-la.
CEST: Código Especificador da Substituição Tributária. Recomendamos a consulta ao seu contador para o preenchimento dos dados fiscais.
Mensagem: Primeiramente é necessário cadastrar as mensagens de acordo com os status. Após preenchido ele aparecerá nas opções para mudança de status dos pedidos na parte de expedição do produto.
Estoque mínimo/máximo: Serão utilizados para que o sistema dispare um e-mail todas às vezes que a quantidade deste determinado produto for atingida. É utilizado para dar auxílio ao controle e reposição de estoque.
Tempo de fabricação: Tempo de fabricação do produto, montagem, ou de crossdocking.
FICHA TÉCNICA:
Este é um campo utilizado apenas nos anúncios para o mercado livre.
Os campos desta tela irão abrir conforme a categoria selecionada na tela de descrição e o preenchimento é feito de acordo com as características do produto.
O botão n/a, significa ‘’não se aplica’’, e deve ser utilizado quando a informação não é pertinente ou caso você não possua
Outros atributos: Pode ser preenchido o que considera relevante para estar no anúncio. Todos os campos alteram o quão completo o anúncio é.
*Duplicar o produto simples:
2 - CADASTRO DE PRODUTO COM VARIAÇÃO
Seguiremos a mesma lógica do produto simples para preenchimento dos campos. Os campos que precisarão ser alterados são:
GERAL: O título assim como a descrição e aba de outras informações, sempre deverá se referir ao produto como um todos, e não a uma variação específica.
ESTOQUE:: Apagar a quantidade, deixar sem informação. Ela será preenchida em cada variação.
SKU PRINCIPAL: Este SKU deve diferir das variações, não pode ser utilizado o mesmo.
Aqui iremos para a tela de ‘’variação’’, para iniciar a criação:
SKU VARIAÇÃO: Deve contar os SKU’s individuais dos produtos.
PERSONALIZADO: Este campo é utilizado quando você quer colocar uma especificação que o sistema não trouxe.
Ex.: Nome do atributo: Material / Valor do atributo: Algodão.
LIMITAÇÕES: Podemos cadastrar no máximo 50 variações por produtos e cada variação precisa ter pelo menos uma imagem.
3 - CADASTRO DE PRODUTO SIMPLES POR PLANILHA
Caminho: Menu > Configurações > Produtos > Atualização planilha > Criação de produtos simples.
A planilha é dividida em 3 campos, obrigatório, recomendado e opcional. e todos os campos seguem iguais aos de criação de produto simples.
A imagem para ser colocada na planilha, precisa ser gerada por um link externo online, não pode estar em arquivos privados como na nuvem ou drive e a planilha suporta até 10 imagens.
Tenha muita atenção para não alterar nenhum campo que já venha preenchido no template, ele é apenas para PREENCHIMENTOS. Caso altere algum outro campo, a planilha não será aceita pelo sistema.
A planilha é recomendada para cadastros de produtos simples, a partir de 10 skus.
4 - IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS DO BLING/TINY
Caminho Bling : Menu > Configurações > Bling > Importar produtos;
Caminho TINY: Menu > Configurações > Tiny> Importar produtos;
Ler atentamente as regras expostas nesta tela, caso não sejam seguidas a importação não será realizada.
O token é possível encontrar no próprio ERP na criação de usuário, precisa ser um usuário api, recomendamos a utilização do artigo para a criação correta.
Após realizar a importação, você receberá um e-mail de confirmação.
5 - CRIAÇÃO DE PRODUTOS A PARTIR DE ANÚNCIOS DO MERCADO LIVRE
Caminho: Menu > Lojas > Mercado Livre > Anúncios.
Selecione um produto ou mais e faça o seguinte processo: Selecione o botão opções > criar estoque/associar > produtos simples > criar.
Temos algumas regras para este processo funcionar: Não pode ser anúncio do fulfillment, ele precisa estar ativo e precisa ter estoque.
É importante que tenha cuidado para não criar produtos duplicados.
6 - V2 E PRODUTOS
Com os produtos criados precisamos apenas importar os skus para a V2, para o controle de estoque;
Alguns campos utilizados no produto no painel V2, devem ser utilizados dentro do SKU no controle de estoque na V2. Eles são: NCM, ORIGEM, CEST (São opcionais).
Esperamos que tenham aprendido um pouco mais sobre Ideris e a importância de um bom produto!
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando na lateral superior direita, no símbolo/ foto do seu usuário, escolhendo a opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
Sua opinião é muito importante para nós! Clique aqui para avaliar o artigo que acabou de ler!