Neste artigo, iremos mostrar sobre o que é o BPM e seu funcionamento no Novo Ideris.
O BPP ou Programa Brand Protection é o antigo APPPI, com a inciativa de repassar as responsabilidades de denunciar e responder as denúncias a nível de usuário, assim a gestão de todos esse processo fica sob responsabilidade do vendedor de modo geral. Já existe os endpoints para ação de denunciar, porém, neste primeiro momento nos foi exigido o desenvolvimento da experiência de resposta por parte do denunciado.
Quais são as regras?
- Para denunciar o usuário precisa estar devidamente cadastrado no programa e com seu cadastro aprovado pelo Mercado Livre, ele pode fazê-lo por meio dolinkem questão;
- Para ser denunciado não é necessários estar cadastrado no programa;
- A denúncia ocorre por anúncio, que após a efetivação da mesma é automaticamente PAUSADO e só será liberado após aprovação da documentação que o denunciado encaminhe ao denunciante;
- O denunciado tem 4 dias para responder a denúncia, caso não o faça, seu anúncio será EXCLUÍDO e o seller sofrerá uma PENALIDADE em sua conta;
- A recorrência de PENALIDADES desta natureza pode acarretar SUSPENSÃO da conta do seller no marketplace.
Iremos mostrar na prática como avaliar essas informações em seu painel Ideris.
Quando houver alguma notificação relacionada a BPM, na tela principal do seu painel Ideris, ficará no topo uma faixa amarela, informando sobre alguma infração/denúncia.
Além disso, no lado superior direito da tela. em "Atividades Pendentes", mostrará as denúncias com o prazo limite, aguardando resposta, conforme demonstrado na imagem abaixo.
Para responder uma denúncia, clique no botão "Tomar ação Imediata". Com isso, o seu painel Ideris será direcionado para todas as denúncias pendentes de respostas, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Caso não queira tomar nenhuma ação, ao clicar no "X", no botão superior do lado direito da tela, o sistema irá retornar a mensagem de confirmação para fechar, conforme demostrado abaixo:
Atenção: Ao solicitar o fechamento da notificação, desaparecerá após 24 horas. Porém, dependendo da denúncia, poderá ocorrer a suspensão da conta.
Ao solicitar o fechamento, o Ideris também deixará registrado que foi solicitado o fechamento da solicitação e qual usuário selecionou a ação:
Para acessar as informações em seu painel Ideris, em qualquer tela, clique no menu na lateral esquerda e escolha as opções: Menu Canal, submenu Mercado Livre, submenu Programa Brand Protection, conforme demonstrado abaixo:
Ao acessar a tela, será retornado todos os anúncios que estejam com alguma situação do Programa, como finalizados e ativos.
Poderá realizar filtros buscando os tipos de infrações:
Ao realizar o filtro, escolha uma das infrações e clique no botão na lateral direita "Responder".
Cada denúncia possui uma situação diferente, escolhemos no caso, uma que contenha imagens inválidas. Deverá ser trocado as imagens, conforme o Mercado Livre solicita e enviar novamente para validação.
- Insira um comentário informando da troca.
- Insira um documento probatório referente a essa alteração.
- Clique no botão roxo Enviar.
- Após o envio, não é possível editar, ou realizar qualquer ação até a análise do Mercado Livre.
Links para conhecimento:
Site Mercado Livre para cadastro:https://www.mercadolivre.com.br/brandprotection/enforcement
Para desenvolvedores: o que é o BPM: https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/o-que-e-brand-protection-program
Vídeo Youtube (em espanhol): https://youtu.be/ecNyv241N7Q
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando no lado esquerdo do seu painel, na opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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