Neste artigo, iremos mostrar sobre o que é o BPM e seu funcionamento no Novo Ideris.
O BPP ou Programa Brand Protection é o antigo APPPI, com a inciativa de repassar as responsabilidades de denunciar e responder as denúncias a nível de usuário, assim a gestão de todos esse processo fica sob responsabilidade do vendedor de modo geral. Já existe os endpoints para ação de denunciar, porém, neste primeiro momento nos foi exigido o desenvolvimento da experiência de resposta por parte do denunciado.
Quais são as regras?
- Para denunciar o usuário precisa estar devidamente cadastrado no programa e com seu cadastro aprovado pelo Mercado Livre, ele pode fazê-lo por meio dolinkem questão;
- Para ser denunciado não é necessários estar cadastrado no programa;
- A denúncia ocorre por anúncio, que após a efetivação da mesma é automaticamente PAUSADO e só será liberado após aprovação da documentação que o denunciado encaminhe ao denunciante;
- O denunciado tem 4 dias para responder a denúncia, caso não o faça, seu anúncio será EXCLUÍDO e o seller sofrerá uma PENALIDADE em sua conta;
- A recorrência de PENALIDADES desta natureza pode acarretar SUSPENSÃO da conta do seller no marketplace.
Iremos mostrar na prática como avaliar essas informações em seu painel Ideris.
Existem duas maneiras de acessar a tela BPP:
Através do menu principal:
E no lado superior direito da tela. em "Atividades Pendentes", mostrará as denúncias com o prazo limite, aguardando resposta, ao clicar na mesma, a tela BPP será aberta em outra aba:
Ao acessar a tela do Program Brand Protection, você poderá filtrar os tipos de infrações. Ao realizar o filtro, escolha uma das infrações e clique no botão na lateral direita "Ver Denúncia".
Cada denúncia possui uma situação diferente, por exemplo, em uma situação de imagem inválida, deverá ser trocado as imagens, conforme o Mercado Livre solicita e enviar novamente para validação.
- Insira um comentário informando da troca.
- Insira um documento probatório referente a essa alteração.
- Clique no botão azul "Enviar".
- Após o envio, não é possível editar, ou realizar qualquer ação até a análise do Mercado Livre.
Links para conhecimento:
Site Mercado Livre para cadastro:https://www.mercadolivre.com.br/brandprotection/enforcement
Para desenvolvedores: o que é o BPM: https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/o-que-e-brand-protection-program
Vídeo Youtube (em espanhol): https://youtu.be/ecNyv241N7Q
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando na lateral superior direita, no símbolo/foto do seu usuário,
escolhendo a opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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