Ao apresentar este questionamento, muitos podem até mesmo dizer não haver diferenças ou que tudo é a mesma coisa, mas definitivamente não é.
Apesar de estarem diretamente correlacionados mutualmente, são coisas distintas e entender bem esse conceito pode fazer você progredir rapidamente no uso das ferramentas do Ideris. Então, explicaremos abaixo o que é cada coisa e ao fim, mostraremos a correlação entre eles no contexto diário de nossas atividades.
1 - Produto (Modelo de anúncio)
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Mas, na prática, é um item físico, você tem em sua prateleira e pode ser repassado para alguém em processo de venda. Também definido popularmente como "Mercadoria".
Ao ter um sistema, faz-se necessário analisar e transcrever as informações, atributos, características e afins ao sistema. A este processo dá-se o nome de cadastro de PRODUTO e que sintetizamos para Modelo de anúncio que está agora no sistema.
2 - SKU
O SKU – Stock Keeping Unit é um termo em inglês que pode ser traduzido como “unidade de manutenção de estoque”, destinado a organizar seu inventário. Trata-se de um código único, dentro de cada empresa, que visa melhorar a gestão de estoque, transição de mercadorias e identificar seu produto.
Imagine um cenário real em que ao se referir a um determinado produto de sua empresa você tenha que falar seu nome e todas as suas características, por exemplo:
- "Fulano, pegue, por gentileza, no estoque uma unidade da Camisa Polo Salmão 100% algodão?"
- "Tá mas é a Salmão com gola lisa ou aquela com as listras brancas?"
- "Verdade, deixa eu ver no pedido..."
Apenas neste pequeno diálogo, já podemos perceber que houve uma perda de tempo entre os envolvido, apenas para entender o que foi solicitado de um para o outro. O SKU neste contexto, tornaria a mensagem assertiva e rápida:
- "Fulano, pegue, por gentileza, no estoque uma unidade da ID001."
- "OK!"
O código SKU tornou a identificação do produto simples e efetiva.
Além desta natureza já exposta, o SKU possui um caráter importantíssimo dentro do Ideris, que é, ser o elo de conexão de estoque. Ou seja, havendo IGUALDADE de códigos entre o que há informado no cadastro de produto do Ideris e o indicado no anúncio no canal de vendas, será possível identificar o foi vendido. Permitindo a baixa de estoque e por consequência as atualizações em todos anúncios que possuam este código, promovendo o controle de estoque.
3 - Anúncio
É aqui onde mora a maior dúvida, é comum ouvirmos de parceiros, "Eu tenho X produtos no Mercado Livre", mas não, este nosso parceiro está se referindo na realidade a ANÚNCIOS e não a PRODUTOS.
O anúncio deve ser pensado como a ferramenta de vendas de um produto em um determinado canal de vendas, é como seu você tivesse um PRODUTO para vender e fizesse panfletos, "outdoors", propagandas na TV e afins. Ao fazê-lo, você está ANUNCIANDO que seu produto está a venda, ou seja, você fez um ANÚNCIO de seu PRODUTO.
Por tanto, é correto afirmar que existem PRODUTOS sem ANÚNCIOS, mas jamais existirão ANÚNCIOS sem um PRODUTO. São coisas muito parecidas, conectadas, porém, diferentes.
A relação entre estes conceitos.
Poderíamos escrever para explicar, mas possivelmente um diagrama tornará o entendimento mais fácil. Vejamos então:
Caso ainda haja dúvidas quanto a este processo, não deixe de abrir um chat com nossa equipe de suporte, clicando no lado esquerdo do seu painel, na opção "Abrir Ticket."
Até a próxima!
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